Contexto e motivação

Este estudo foi inicialmente motivado pela necessidade de identificar alunos que ficaram retidos por falta em 2021 e entender o porquê haviam sido retidos, considerando o momento atípico vivenciado. Diante do contexto da pandemia da COVID-19, a Rede Municipal de Educação adotou diversas estratégias para evitar essa situação, o propósito deste estudo tornou-se mapear essas ações e entender o impacto delas no acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes.

Retenção por falta em 2021

Apesar de um número baixo de retenções em São Paulo em 2021, cada estudante importa e deve ter seu direito à educação garantido, o que pressupõe não apenas o acesso, mas também a permanência e a aprendizagem. A pandemia trouxe desafios, mas as medidas adotadas pela Secretaria impediram um cenário mais crítico. Ao se observar o tamanho da rede municipal de São Paulo e o número de estudantes matriculados, pode-se constatar que os esforços empregados evitaram que um número significativo de estudantes ficassem retidos e tivessem podados seu direto à educação.

Clique no gráfico para interagir

Gráfico 1: Estudantes retidos por falta em 2021 comparado ao total de matriculados na Rede Municipal.


Gráfico 2: Distribuição de Estudantes Retidos por falta por DRE, Tipo de Escola e Ano Escolar.


Gráfico 3: Trajetória dos Estudantes Retidos entre 2021 e 2023.

Esforço para Evitar Retenções

A análise consolidada dos dados revelam que as retenções só ocorreram após várias tentativas de contato com as famílias. A Secretaria, as DREs e as escolas priorizaram o engajamento com as famílias, buscando preservar o direito dos estudantes à educação. Foram aceitas diversas maneiras de computar presença durante o ano de 2020 e 2021 e diversas estratégias foram empregadas para recuperar o contato com os estudantes.

Estratégias de Busca Ativa

Muitas estratégias de busca ativa foram adotadas, destacando-se a atuação das Agentes de Busca Ativa Escolar. Estas ações se intensificaram com a pandemia e ajudaram a reduzir o número de retenções.

Comunicação com as Comunidades

A Secretaria e as escolas adotaram métodos inovadores para se comunicar com as comunidades, como o uso de carros de venda de ovos e gás. Esse método demonstra a adaptabilidade da educação no contexto atual.

Garantia da Segurança Alimentar

As iniciativas voltadas para a alimentação dos estudantes foram altamente eficazes. A distribuição de cestas básicas e o cartão merenda foram essenciais durante a pandemia, garantindo que os alunos estivessem seguros e alimentados para aprender.

Clique no gráfico para interagir Gráfico 4: Dados de cartões alimentação no período 2020/2021.

Gráfico 5: Número de cestas saudáveis distribuídas.

Desafios e Respostas durante a Pandemia

O ano de 2020 trouxe desafios sem precedentes para a educação. No entanto, as ações adotadas pela Secretaria Municipal de Educação minimizaram os impactos. A prioridade foi manter a comunicação com as famílias e garantir a qualidade do ensino, privilegiando o uso de ferramentas digitais, mas mantendo também métodos tradicionais.

Clique no gráfico para interagir

Gráfico 6: NUTAC - Serviços Solicitados pelo 156 nos anos 2020/2021/2022.

Cooperação Intersecretarial e Parcerias

Houve uma forte articulação entre a Secretaria Municipal de Educação e outras secretarias e instituições. Estas colaborações resultaram em ações de suporte e logística essenciais durante a pandemia.

Compromisso e Inovação na Educação

Os profissionais da SME-SP foram além de suas responsabilidades formais, mostrando sua resiliência e inventividade. Eles adotaram ideias criativas, transformando escolas em hospitais de campanha e realocando profissionais para novas funções.

Conclusão

Os esforços da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo em 2020 e 2021 mostram um compromisso inabalável com a inclusão e o bem-estar dos estudantes e suas famílias. As ações tomadas, embora extensas, representam apenas uma parte do esforço e dedicação dos profissionais envolvidos.