Ação

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Suspensão do atendimento presencial durante o período de distanciamento social

Entenda a análise detalhada da suspensão do atendimento presencial durante o período de distanciamento social

Contextualização

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP) delineou, por meio da Instrução Normativa SME nº 15 de 08 de abril de 2020, diretrizes claras para as escolas e profissionais da educação durante o período de distanciamento social. A estratégia centralizou-se na priorização de materiais impressos, mas não negligenciou a importância das ferramentas digitais. Estas, conforme ressaltado em entrevistas, desempenharam um papel crucial na manutenção e fortalecimento do ensino e aprendizagem.

Os questionários demonstram uma recepção majoritariamente positiva quanto às ações tomadas, com uma avaliação de impacto moderado. As entrevistas, por sua vez, revelam que, embora houvesse desafios no acesso e familiaridade com as ferramentas digitais, plataformas como Google Sala de Aula e Whatsapp provaram ser vitais não só para o ensino, mas também para a comunicação com pais e responsáveis.

Por outro lado, as entrevistas revelam que o NAAPA tem sido uma força ativa e presente, principalmente durante a pandemia, em atividades como busca ativa e suporte psicossocial. Entretanto, a experiência varia entre as unidades escolares, indicando que algumas possuem uma relação mais próxima e compreensiva com o NAAPA do que outras.

A conclusão integrada sugere que a combinação de materiais impressos com ferramentas digitais foi apropriada para enfrentar os desafios do ensino remoto. Contudo, destacaram-se alguns desafios operacionais, como limites de horários de trabalho e responsabilidades pela gestão de comunicações.

Escala de Impacto

Escala de impacto nível 04

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